sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Atendimento Educacional Hospitalar

 Pedagogia Hospitalar – NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR HOJE. 

A Pedagogia Hospitalar em Goiás é realizada por meio do  NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR HOJE – Atendimento Educacional Hospitalar. É uma nova área da Pedagogia, que teve início no Brasil em 1950, no Hospital Menino Jesus – Rio de Janeiro. Propõe uma ajuda eficaz, a pedagógica; permite a continuidade da escolaridade, da aprendizagem, da motivação para viver que vai além da instrução, é um suporte psicopedagógico; mantém o educando integrado a escola, a família e ao convívio social. O referido projeto é aprovado pelo CEE, Resolução Nº 065 de março de 2004, é uma ação de sucesso da Coordenação de Ensino Especial/SEE.
 O processo de ensino e de aprendizagem no contexto hospitalar solicita um educador que tem consciência de sua docência e rico em valores humanos para mediar a construção do conhecimento com os educandos por meio da escuta pedagógica – construção da história familiar, escolar, de adoecimento, necessidades, gostos e limites. 
Cabe ao Serviço Social do NÚCLEO HOJE construir a rede de relações com o hospital, a escola, a família e outros órgãos públicos, com o objetivo de reinserir o educando em condição especial de saúde à escola e garantir os seus direitos de cidadão. 
O ato pedagógico hospitalar deve ser definido como todo procedimento da competência e responsabilidade exclusiva do educador no exercício de sua profissão, em benefício do ser humano, visando à continuidade da escolarização durante o período de hospitalização, de tratamento, de convalescença e reabilitação. O sujeito é o centro de nossa ação pedagógica, abrangendo seu processo de inclusão escolar e social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário